Aconteceu, entre os dias 10 e 12 de novembro de 2011, em El Calafate, Província de Santa Cruz, Argentina, com representantes de diversos países: Espanha, Portugal, EStados Unidos, Cuba, Paraguai, Uruguai, Brasil, Argentina, República Dominicana.

Suzann Cordeiro representou o Brasil, apresentando o Sistema Penitenciário Federal. O projeto arquitetonico das unidades federais se caractariza pelo modelo compacto, com mais de 11.000m2 de área construída, para uma capacidade de 208 vagas.

Foram apresentados diversos projetos, destacando-se os projetos da Argentina, os quais testaram diversas materializações das discussões realizadas no Congresso de Arquitetura Penitenciária, em 2008, onde Suzann Cordeiro apresentou a proposta de undiades mistas, com classificação distinta da atualmente adotada pela Execução Penal. Percebeu-se um enorme avanço na arquitetura penal do referido país, onde a tipologia adotada é a denominada “Campus”.

Destacou-se também o projeto de unidade penal para mães e parturientes, da Espanha. Ambos países avançaram na quebra de paradigmas acerca da configuração de prisão da arquitetura penal.

 A proposta do Encontro foi firmar um compromisso entre os países de melhorar a Arquitetura Penal, criando regras e atendendo ao que preconizam os Direitos Humanos.

Parabéns Argentina, pela iniciativa exemplar!

Tags:, ,

Deixe seu comentário