Notícias
Execução Penal  »   Notícias

 23/10/2007 – 17:31h

Brasília, 23/10/07 (MJ) – O Infopen, sistema integrado de informações penitenciárias, recebeu o prêmio Mérito 2007, durante a realização do XII Encontro Politec de Tecnologia e Negócios. O prêmio é dado anualmente a empresas ou equipes que se destacam no desenvolvimento de projetos relevantes para o país.O Infopen pertence ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e foi desenvolvido para armazenar dados e números sobre a população carcerária brasileira. Grau de instrução, crime cometido, cor da pele, faixa etária e número de presos por regime são algumas das informações obtidas por meio do sistema.

A partir dessa ferramenta, que é alimentada pelos estados, o Brasil consegue registrar números mais precisos sobre o perfil de sua população carcerária. O objetivo do sistema é ajudar na implementação de políticas públicas que possam atender às reais necessidades desse público.

O coordenador de política, pesquisa e análise da informação do Depen, Alexandre Cabana, afirmou que o prêmio afere a qualidade e avalia o desempenho das ferramentas desenvolvidas. Ele acrescentou que a equipe do Infopen desenvolve o trabalho baseado em padrões internacionais de excelência. Atualmente, nove analistas executam o projeto Infopen. “É muito gratificante saber que uma equipe pequena e de altíssima qualidade como a nossa foi comparada a outras gigantescas e que prestam serviço em órgãos federais”, afirmou Cabana.

Para o diretor-geral do Depen, Maurício Kuehne, “esta é uma justa e merecida homenagem”. Kuehne acrescentou que a equipe já é reconhecida dentro do departamento e que tem demonstrado bastante dedicação no desenvolvimento do sistema Infopen.

Este ano, além do Infopen, foram premiados sistemas desenvolvidos pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Deixe seu comentário