capa_livro1.jpg

O interesse da maioria dos arquitetos e apreciadores da Arquitetura tem se concentrado nas diferentes caracterizações dos edifícios no que tange aos aspectos plásticos e construtivos dos mesmos. Em geral, os olhares se voltam para as obras monumentais, grandiosas, sejam elas civis ou religiosas. elas representam o lado empreendedor e arrojado da inteligencia humana, aliados à sensibilidade artística capaz de transformar blocos de pedra em ura e encantadora poesia.

No entanto, entre os edificios erguidos por nossa civilização existem também aqueles que abrigam as atividades humanas que abrigam as atividades humanas que muitos de nós gostaríamos que não existisse. Essas edificações revelam o lado perverso e sórdido da natureza humana, e demonstram nossa incapacidade de lidar adequadamente com a arcela de nossos semelhantes que, por razões diversas, não conseguem se enquadrar no padrão social vigente. Essas edificações, entre as quais encontram-se os hospícios e os resídios, parecem não despertar muito interesse nos profissionais encarregados de conceber o espaço habitado.

A arquiteta Suzann Cordeiro, autora desse livro é uma exceção. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL, se interessou pelo tema ainda durante o curso de graduação. Esse interesse se aumentou durante a realização do Mestrado em Dinâmicas do esaço Habitado, da UFAL, onde apresentou dissertação de mestrado versando sobre o tema em foco. o estudo aprofundado e sistemático acerca das características construtivas das edificações destinadas a penitenciárias, bem como a experiência na elaboração de vários projetos arquitetônicos para esse tio de edificação, credencia a autora como uma das profissionais mais habilitadas a discorrer sobre o tema com conhecimento de causa.

O resente livro se constitui em referencial importante, não apenas para os profissionais da área da construção civil, mas para todos os setores do conhecimento que se interessam pelo esaço penitenciário no país, preenchendo uma importante lacuna bibliográfica do fazer arquitetônico.

Leonardo Bittencourt

em 01 de agosto de 2006

7 respostas


  1. leticia de almeida sampaio em 29 ago 2008

    suzana, sou bibliotecária na FAU/USP e encontrei este seu site maravilhoso!!! é que há procura por parte dos nossos pesquisadores e não temos livros sobre arquitetura penintenciária. Venho aqui pedir uma ajuda:
    primeiro: como comprar o seu livro?
    segundo: você pode nos sugerir uma boa bibliografia? mesmo de livros estrangeiros?
    já adicionei o seu site em nosso blog:
    http://bibliofau.blogspot.com

  2. Suzann Cordeiro em 07 set 2008

    Letícia, obrigada pelo comentário… O livro pode ser comprado na editora EDUFAL da Universidade Federal de Alagoas ou pela livraria cultura: http://www.ufal.br/edufal ou http://www.livrariacultura.com.br.
    abraço

  3. Frieda em 04 ago 2010

    Suzan, sou concluinte em Arquitetura e Urbanismo pela UFBa, e meu tema de TFG é uma Colônia Penal Agrícola Feminina. Será que poderia me ajudar com alguma informação, ou contato? Alguma norma específica, consultas de projetos, talvez? Meu e-mail: frieda_hackler@hotmail.com. Obrigada, Frieda.

  4. Suzann Cordeiro em 08 set 2010

    Frieda, o livro Até quando faremos relicários estará de novo na livraria cultura a partir de outubro/2010, reeditado e ampliado. Nele você terá informações interessantes para o seu tema. Por enquanto, acesse os documentos oficiais, aqui mesmo no blog, que você terá alguns documentos que tratam do assunto . Você não conseguirá projetos para analisar, por questões de segurança, infelizmente.
    Abraço

  5. Ermivan Ruggiero em 19 jan 2011

    SUzan, estou fazendo meu trabalho de tfg, dai queria saber se voce tem projetos de centros penitenciarios para ajudar no meu estudo d caso. abraço

  6. Ariane Rubin em 23 abr 2012

    Olá Suzann!

    Sou concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo – UNIFRA – Rio Grande do Sul, e meu tema para o Trabalho Final de Graduação I, será um Centro de Observação e Triagem Penal.
    Gostaria muito de poder trocar algumas informações com você à respeito da elaboração de Projetos Arquitetônicos de Estabelecimentos Penais (fluxos, acessos, princípios organizadores, etc). Pois está sendo muito difícil de achar material sobre…

    Por favor, entre em contato comigo!
    Aguardo o retorno! :)

  7. laura da silveira freitas soares em 23 mar 2019

    Olá Suzann, boa tarde!

    Sou concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo – ISECENSA – Campos dos Goytacazes, e meu tema para o Trabalho Final de Graduação,será uma Penitenciária Masculina de segurança máxima.
    Gostaria muito de poder trocar algumas informações com você à respeito da elaboração de Projetos Arquitetônicos de Estabelecimentos Penais (fluxos, acessos, princípios organizadores, etc).
    Saber também sobre onde encontrar seu livro, que se encontra indisponivel em todos os lugares.

    Desde já, grata!


Deixe seu comentário